Algo acontece quando você conta o seu problema para uma pessoa que pode lhe ajudar. Aquele monstro, que vivia lhe atormentando na sua cabeça, uma vez colocado para fora, parece mais um mosquito. Zap! Pronto, morreu. Somente o fato de você se ouvir falando, contando aquele problema, organizando seus pensamentos para explicar para a outra pessoa o que se passa, já lhe ajuda (uma das razões porque muitas vezes o psicólogo é pago apenas para ouvir).
Por inúmeras vezes já vi isso acontecer. A pessoa vem falar comigo buscando uma orientação, e chega como se estivesse carregando um guarda-roupas nas costas, daqueles antigos que você deve lembrar ter visto na casa da sua avó quando criança. A pessoa vem cansada, aflita, se sentindo incapaz, estressada, e às vezes até estúpida. Mas depois de alguns minutos, a coisa vai mudando. As ideias são esclarecidas, o peso é retirado, e o sorriso volta ao rosto. Nada ainda mudou de prático na vida da pessoa, mas dentro dela tudo mudou. E quando muda dentro, muda fora.
Já vi também o contrário. Pessoas que carregaram um problema dentro de si por anos e nunca buscaram ajuda. São pessoas que normalmente tinham vergonha ou um orgulho muito grande para buscar ajuda. Qual fosse a razão, o resultado é sempre o mesmo: a situação explode e o problema acaba vencendo a pessoa. O engraçado é que quando isso acontece, a vergonha e a humilhação são muito maiores do que se a pessoa tivesse buscado ajuda…
Não estou dizendo que você tem que sair por aí contando seus problemas para todo mundo. De forma alguma. Muitas coisas conseguimos resolver por nós mesmos, e isso é ótimo. Mas temos que reconhecer nossos limites. Por que vamos ao médico, advogado, ou alguém mais experiente no trabalho? Porque reconhecemos nossos limites. Sim, há pessoas que sabem mais que nós.
Por isso, se você está vivendo um drama—seja ele qual for—e não tem conseguido vencê-lo sozinho, é hora de buscar ajuda. Atenção, porém: busque alguém que realmente pode lhe ajudar, que tenha bom caráter e reputação de outros sobre o assunto que você busca ajuda.
E acabe com esse monstro antes que ele acabe com você.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Escreva seu nome e comentário.