"Temos o direito de escolher onde viver a eternidade."

22 fevereiro 2012

O perdão - Parte II

 O credor incompassivo - a Bíblia está repleta de passagens nas quais Deus mostra Seu caráter diante das falhas e pecados humanos. O Senhor Jesus, durante todo o Seu ministério, deu exemplos de como devemos nos portar uns com os outros; todos os Seus milagres apontam Sua compaixão para com os pecadores. Da mesma forma pela qual Ele se manifestou para os homens, não tendo nenhuma dívida com eles, também requer de cada um de nós a mesma atitude em relação aos nossos semelhantes:
“Por isso, o reino dos céus é semelhante a um rei que resolveu ajustar contas com os seus servos. E, passando a fazê-lo, trouxeram-lhe um que lhe devia dez mil talentos. Não tendo ele, porém, com que pagar, ordenou o senhor que fosse vendido ele, a mulher, os filhos e tudo quanto possuía e que a dívida fosse paga. Então, o servo, prostando-se reverente, rogou: Sê paciente comiigo, e tudo te pagarei. E o senhor daquele servo, compadecendo-se, mandou-o embora e perdoou-lhe a dívida.
Saindo, porém, aquele servo, encontrou um dos seus conservos que lhe devia denários; e, agarrando-o, o sufocava, dizendo: Paga-me o que me deves. Então, o seu conservo, caindo-lhe aos pés, lhe implorava: Sê paciente comigo, e te pagarei. Ele, entretanto, não quis, antes, indo-se, o lançou na prisão, até que saldasse a dívida. Vendo os seus companheiros o que se havia passado, entristeceram-se muito e foram relatar ao seu senhor tudo que acontecera.
     Então, o seu senhor, chamando-o, lhe disse: Servo malvado, perdoei-te aquela dívida toda porque me suplicaste; não devia tu, igualmente, compadecer-te do teu conservo, como também eu me compadeci de ti? E, indignando-se o seu senhor o entregou aos verdugos, até que lhe pagasse toda a dívida. Assim também meu Pai celeste vos fará, se do íntimo não perdoardes cada um a seu irmão.”      Mateus 18.23-35
     A aplicação dessa parábola ilustra muito bem a díficil lei do perdão, que precisa ser exercida por cada seguidor do Senhor Jesus Cristo, custe o que custar, doa a quem doer! Podemos aprender com esse ensinamento que ninguém jamais poderá tomar posse do Reino dos Céus, se mantiver em seu coração um sentimento de mágoa contra o seu próximo. Aliás, no modelo de oração que o Senhor Jesus nos deu, afirma: ” e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nosso devedores.”      Mateus 6.12
    Se almejamos o perdão maior de Deus, devemos perdoar os pequeníssimos erros que os outros cometem contra nós. Por maior que seja a falta cometida por alguém contra nós, será sempre considerada mínima diante das falhas quue temos cometido contra Deus-Pai, Deus-Filho e Deus-Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seu nome e comentário.

Leia também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...